Abordagem desportiva 2019
A menina de “OURO”
Maria Lurdes Mutola
Lema da Copa Mutola
“Juntos no empoderamento da rapariga para que ela possa seguir os seus sonhos!”
A Copa Mutola é um um programa da Fundacao Lurdes Mutola (FLM), usado como uma plataforma de sensibilizaçao em que as meninas participam num campeonato de futebol nas Províncias de; Maputo Cidade, Maputo Provincia, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Zambezia, Nampula e Niassa desde o ano de 2013, onde as meninas além de jogar a bola sao sensibilizadas em temas pré-definidas (Direitos da Criança, Genero, Combate a Gravidez Precoce e casamentos Prematuros, Violencia Sexual baseada no Genero, Saúde Sexual e Reproductiva).
Visão da FLM
O sonho (VISAO) da FLM é ver o mumdo com o elevado número de escolaridade da rapariga, os casamentos e ter filhos acontecerem na grande responsabilidade e com o consentimento dos dois (rapaz e rapariga), a própria rapariga demonstrando um alto sentido de auto-estima, assim como todas as meninas conscientes dos seus direitos, deveres e oportunidades.
Situação actual
Os principais problemas que enfrentamos em Moçambique são: a situação socioeconômica de famílias, as estruturas e normas de desigualdade de gênero na sociedade e a falta de informação. Além disso, os ritos de iniciação (apenas praticados em algumas províncias do norte
de Moçambique) e a falta de atividades organizadas para as meninas ainda agravam os problemas. Isso leva a prevalência de casamentos prematuros, abuso de drogas e álcool, falta de atenção dos pais e falta de auto-estima das meninas. Estes problemas são inter-relacionados e afetam-se, bem como causam outros problemas: abuso sexual, violência doméstica (violência baseada em gênero), gravidez precoce e indesejada, DTS’s, HIV/SIDA e falta de responsabilidade na sociedade em geral e também em particular por parte das meninas em relação ao seu futuro
No âmbito do projecto UNGUMI a FLM assinou um acordo com a save the Children Internacional para implentação da abordagem desportiva nos Distritos de Milange, Morrumbala e Derre na Província da Zambézia para 2019 a 2021.
Visão Geral do UNGUMI
"Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades"
Meta
"Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas", •", incluindo o fim do casamentos prematuros e forçados, e garantindo que os direitos de saude sexual e reprodutiva para adolescentes sejam cumpridos.
Resultado final
•Melhoria dos direitos de saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes das zonas rurais dentro e fora da escola em 43 comunidades dos distritos de Derre, Morrumbala e Milange na província da Zambézia.
META
· Contribuir para a melhoria da saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SSRA) de 31.587 adolescentes raparigas e 31.645 adolescentes rapazes dos (10-19) anos dentro e fora da escola.
· Engajar directamente com 30.921 mulheres e 20.647 homens membros da comunidade nos três distritos.
Escolas/comunidades abrangidas
•Milange – 19 escolas (EPC 7 de Abril, EPC Manganira, 1 de Maio, cha oriental, Milange sede, liaze, Eduardo Mondlane, Chitambo, Mambucha, Tundo, Muriamuendo, Ponderane, Vulalo, Dachudua, Tengua, Magera 1, Dulanha, Ngema e Chacucuma).
•Morrummbala- 15 escolas (Milange sede, Samora Machel, Aeroporto, Cumbabo, Domingo, Trinta, Murreremba, Nangir, Quembo, Pinda, Megaza, Mepinha, Murire, Campata e Tunduzi).
Derre- 9 escolas (EPC de Derre sede, Nambui, Majaua, Mulombe, Guerissa, Gundasse, Chilo, Machindo e Mecanga 2).
Escolas do primeiro ano (2019)
•Milange: 10 escolas- EPC 7 de Abril, EPC Manganira, 1 de Maio, Milange sede, liaze, Eduardo Mondlane, Ponderane, Dachudua, Dulanha, Tengua.
Morrummbala– 7 escolas- Morrumbala Sede, Samora Machel, Aeroporto, Cumbabo, Quembo, Pinda, Mepinha .
Derre– 3 escolas- EPC de Derre sede, EPC de Chilo e EPC de Mulombe
Província da Zambézia
Distritos:
Milange, Morrumbala e Derre
Nos unamos no combate de :
¨ Casamentos prematuros.
¨ Gravidez precoce.
¨ Desistência da rapariga na escola.
¨ Consumo de álcool e drogas.
Para:
Garantir um futuro promissor à rapariga.