abordagem estratégica para o desenvolvimento
A espinha dorsal da FLM
Mais escola para mim
Os assistentes da ação social, advogados eles ensinam um curso de liderança 2 horas quinzenais que preenche lacunas no currículo e ensina as meninas a superar os problemas que enfrentam, ajudando -as na liderança, desporto, criar habito de leitura e cultura geral.
O programa inclui medidas para trazer a responsabilização das escolas e de mudança social através de parcerias estratégicas do assistente social com as organizações comunitárias e as comissões escolares.
Projecto Mais escola pra mim
Bolseiras de Magude, recebendo certificados de mérito_01/2008
Mais Escola para Mim está sendo implementado na Escola Secundária de Magude, a única escola secundária em Magude, um dos maiores distritos na província de Maputo. O programa tem bolsas de estudos para 42 raparigas a frequentar a escola secundária e participar do programa de actividades pós-escolares, que são: futebol, dança e sessões de canto.
Cantina Escolar
Os professores do ensino secundário em Moçambique, muitas vezes não dao a juventude as ferramentas para realizar seus objectivos futuros.
Suplementos Cantina Escolar ensino secundário, dando aos estudantes uma saída para prosseguir os seus interesses para além do currículo em sala de aula. Cada associação decide, planeja e executa suas próprias atividades, incentivando a curiosidade intelectual e expandir a iniciativa dos alunos de aprender e prosseguir os seus interesses específicos.
O programa também ensina jovens os princípios da boa governação e liderança. Cada associação trabalha em grupos para estabelecer leis que detalham os processos democráticos para as eleições e tomada de decisão dentro dos grupos. Essa experiência de criação e gestão de sua própria organização para melhorar a sua comunidade escolar incentiva os alunos a tornarem-se participantes activos na sociedade civil, depois da escola secundária, beneficiando suas futuras carreiras a suas comunidades.
Até agora, Cantina Escolar foi implementado em Moamba, na Escola Secundária da Moamba, e Chimoio, e da Escola Secundária de Vila Nova. A Fundação Lurdes Mutola construiu espaços em cada escola de acordo com os alunos e as decisões da comunidade sobre as necessidades individuais de cada um.
Na escola secundária em Moamba, a Fundação construiu uma cantina multi-efeitos. Na Vila Nova, a Fundação tem construído uma biblioteca que irá apoiar as actividades da associação da literatura, bem como beneficiar a população estudantil em geral.
As actividades incluem torneios desportivos, concursos de poesia e conto, produção de um jornal da escola, e shows de talentos da escola.
Projecto Cantina Escolar
Escola Secundária da Moamba-Maputo