O Instituto Nacional do Desporto, braço operativo do MJD para a área do desporto, organizou com sucesso Gala Nacional do Desporto o evento O evento tinha como objectivo homenagear os intervenientes do desporto que se destacaram e tem vindo a se destacar a nível individual e colectivo na promoção do desenvolvimento do Desporto. O evento foi presidido pelo Primeiro0-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que na sua intervenção sublinhou que “os diferentes eventos desportivos nacionais têm revelado que o país possui talentos natos com potencial e que precisam de ser devidamente acompanhados e enquadrados para singrarem nas diferentes competições nacionais e internacionais”.
A Gala Nacional do Desporto teve lugar no Hotel Glória, na cidade de Maputo e nela foram distinguidos, o atleta do ano (masculinos e femininos), atleta revelação, atleta mais popular do ano, treinador do ano, jornalista desportivo do ano, dirigente desportivo/instituições e prémio prestígio por individualidade ou instituição.
Concorreram para as diversas categorias, menções honrosas vários actores desportivos, entre atletas, treinadores, dirigentes e jornalistas desportivos, agentes económicos e instituições. Sendo que, a maior parte das categorias foram sujeitas à votação por um grupo de júri que composto por pessoas de reconhecido mérito no desporto e não só.
A Gala Nacional do Desporto, constituí uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com o movimento desportivo nacional e demais sensibilidades desportivas que visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e outras forças vivas da sociedade civil em geral que anualmente se destacam pelo seu contributo no desenvolvimento desportivo nacional.