Poeta José Craveirinha incentivou a moçambicana a dedicar-se ao atletismo
Maria de Lurdes Mutola tornou-se famosa em todo o mundo devido à sua carreira no atletismo, que teve como ponto mais alto a conquista da medalha de ouro dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Antes de se dedicar às corridas, a atleta moçambicana jogava futebol, modalidade que está novamente a praticar.
Mutola, de 37 anos, joga no Luso África, clube sul-africano de Joanesburgo, a cidade onde se radicou, segundo o jornal britânico The Guardian.
Com o contributo de Mutola, o Luso África ganhou o campeonato regional e qualificou-se para os play-offs nacionais. Depois de 16 anos a viver e treinar em Eugene, no Oregon (Estados Unidos), a atleta terminou a carreira no atletismo e vive há um ano na África do Sul. Sobre a sua nova carreira, a moçambicana salienta, em declarações ao jornal sul-africano Sunday Times, que "é bom ter algo para fazer e o treino já não é como era. Agora é mais agradável, porque posso comer tudo o quero. Se o tempo é mau, posso dizer que não vou ao treino. No passado tinha de fazer tudo o que estava escrito no livro".